sindicato dos supermercadistas da Bahia

LEGISLAÇÃO

IMPORTÂNCIA DO SETOR

O setor supermercadista é de fundamental importância, não só para a economia municipal, estadual e nacional, como também para a população, por ser ele quem garante a distribuição do alimento, essencial para a vida humana. Neste capítulo, concedemos a palavra ao ex-prefeito de Salvador e ex-secretário da Indústria e Comércio da Bahia, Manoel Castro, com um panorama sobre a história do segmento no Estado e a participação da ABASE neste contexto, e a Rogério Machado, consultor da Associação desde 2008.

O papel da Abase

Por Manoel Castro

É inquestionável a importância da alimentação para todo ser vivo, especialmente o ser humano. Os alimentos permitem a cada um de nós satisfazer a principal dentre as nossas necessidades básicas, resultando daí, a constante atenção com o abastecimento, motivo de permanente preocupação de toda a humanidade, em todos os tempos. É justamente como sendo um lugar para vender comida, que surgiram os primeiros supermercados nos Estados Unidos, coincidindo com o período da grande depressão do final dos anos 1920 e primeiros anos da década de 1930. A novidade era o autosserviço, em que as pessoas faziam suas compras a preços bem mais baixos e sem o auxílio de vendedores como nos antigos armazéns.

No Brasil, o primeiro supermercado que se tem notícia data dos primeiros anos de 1950. Na Bahia, o pioneirismo do autoatendimento na comercialização de alimentos resultou da visão empresarial de Mamede Paes Mendonça, proprietário da primeira e mais forte rede de supermercados do estado durante muitos anos, empresário que também foi o responsável pela constituição da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), entidade criada para congregar supermercadistas, inicialmente, visando o intercâmbio de experiências vivenciadas por seus associados. Na década de 1970 era indiscutível a liderança e predomínio dos Supermercados Paes Mendonça, muito embora já existissem alguns outros estabelecimentos do gênero, todos praticamente localizados apenas na cidade do Salvador.

Atualmente, constata-se um grande desenvolvimento dos supermercados, multiplicando-se o número de estabelecimentos oriundos de antigos atacadistas, minimizando a atuação de intermediários, assim como um grande número de comerciantes transformando seus estabelecimentos em lojas de autosserviço. Tudo isso ressalta o significado e importância da ABASE, que vem atentamente acompanhando as mudanças e evolução do setor.

No decorrer da minha gestão como Prefeito de Salvador, merece registro especial de reconhecimento e gratidão, o apoio da ABASE no campo social à Liga de Assistência e Recuperação – LAR, dirigido por minha esposa Neusa Castro, sem prejuízo do relacionamento Institucional entre a administração publica e o órgão de representatividade empresarial.
Recentemente, foi decisiva a participação da entidade nos debates que resultaram em alterações de dispositivos da legislação municipal da cidade do Salvador quanto aos locais e horários de carga e descarga de mercadorias e a circulação de veículos, tanto nas áreas do centro da cidade, como na periferia, debatendo e apresentando sugestões para que pudessem contribuir para melhorar a mobilidade urbana, com a mínima interferência possível quanto às necessidades de reabastecer de mercadorias os estabelecimentos de autosserviço, tipo supermercados e similares.

Igualmente importante foi a contribuição da ABASE nos debates visando o aperfeiçoamento e atualização de Código Tributário Municipal de Salvador envolvendo diversos aspectos, em particular referente ao Imposto Predial Territorial Urbano.

Nos tempos atuais, de aceleradas transformações sociais e tecnológicas, cresce de importância o papel da ABASE em defesa dos interesses do segmento empresarial representado, o que exige, tanto de seus dirigentes, como dos associados, atenção permanente para acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias, uma eficiente atuação em parcerias com outras entidades classistas, com vistas ao debate e apresentação de sugestões de medidas que possam contribuir para decisões de políticas públicas nas áreas fiscal, trabalhista, socioambiental, de saúde, segurança, enfim, tudo que possa aperfeiçoar a atividade de seus associados, tendo sempre em conta a busca de melhorias em benefício no atendimento da sociedade, seus clientes, razão de ser de seus negócios.

Atendimento Direto (71) 3444-2888 Rua Gilberto Amado, 276 Ed. Mamede Paes Mendonça Jardim Armação, Salvador-BA CEP: 41750-110 Fax.: (71) 3444-2870